Código de Ética Sorocred


Ética é a ciência normativa do comportamento humano. Os limites éticos aprimoram o cumprimento do dever funcional.

Este Código dispõe sobre padrões éticos que devem nortear todas as atividades da Sorocred e de suas coligadas, além das leis, regulamentos, manuais e normas. Toda e qualquer ação da empresa e suas controladas e coligadas, praticada pelos seus dirigentes e empregados ou terceiros que exerçam atividades em seu nome ou prestem serviços em suas dependências, devem observam padrões éticos.

Artigo 1° Os dirigentes, empregados, colaboradores e demais pessoas que prestem serviços para a Sorocred são os destinatários deste Código e devem observar todos os seus preceitos, conforme consta no preâmbulo.

Artigo 2° Todas as atividades devem respeitar o patrimônio, os preceitos morais, o nome e a imagem das pessoas e da Sorocred.

Artigo 3° As pessoas sujeitas a este Código não devem divulgar informações confidenciais, de veracidade e/ou procedência não confirmadas ou não identificadas.

Artigo 4° As relações entre as pessoas sujeitas a este Código devem ser orientadas pelo respeito, pela cooperação e pela responsabilidade, com transparência e integridade, preservando o direito à manifestação.

Artigo 5° Os departamentos devem incentivar a comunicação e manter canais acessíveis para sugestões, reclamações ou denúncias das pessoas, objetivando promover o aprimoramento constante e o desenvolvimento permanente da Sorocred.

Artigo 6° Exigir que os trabalhos prestados ou os produtos/serviços fornecidos para a Sorocred atendam ao padrão de qualidade, por meio de prestadores de serviços e fornecedores idôneos contratados com fundamento em critérios técnicos e para mais bem atender às necessidades da Sorocred, garantido a melhor relação de custo-benefício.

Artigo 7° Todos devem primar pelo atendimento cortês e eficiente, por meio de respostas claras, confiáveis e tempestivas às solicitações ou determinações.

Artigo 8° Comprometimento no atendimento de clientes, colaboradores e parceiros, promovendo uma atuação eficaz dos negócios para o fortalecimento de sua situação financeira.

Artigo 9° Dispor de concorrência leal com outras instituições, obtendo informações de maneira lícita e compartilhando valores de integridade, idoneidade, respeito e zelo pelos interesses comuns e compromissos acordados.

Artigo 10° Usar moderado a rede Intranet, Internet e Correio Eletrônico, evitando o acesso, a busca, o repasse e/ou a inserção de informações prejudiciais para a Sorocred, clientes e terceiros.

Artigo 11° Examinar, conferir e analisar previamente, as informações veiculadas para proporcionar dados claros e confiáveis.

Artigo 12° Manter relacionamento respeitoso com as entidades de classe, buscando negociar a solução de eventuais conflitos.

Artigo 13° Evitar o estabelecimento de vínculos de qualquer natureza com organizações ou clientes, cujas condutas não sejam compatíveis com padrões éticos e de responsabilidade, contribuindo para a prevenção e combate a ilícitos, atendendo ao previsto no Manual de Prevenção à Lavagem de Dinheiro da Sorocred.

Artigo 14° Zelar para evitar fraudes ou erros operacionais, não permitindo a utilização de informações privilegiadas em benefício próprio ou de terceiros.

Artigo 15° Privilegiar o processo seletivo para a escolha dos ocupantes de novas funções, valorizando a competência e assegurando as mesmas oportunidades para todos.

Artigo 16° Não aceitar ou oferecer favores ou presentes que resultem de relacionamento que possam influenciar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros.

Artigo 17° Não participar de situações ou conceder benefícios de cunho ilícito, abusivo ou anti-social e não manter vínculos comerciais com empresas em que pessoas de seu relacionamento familiar ou pessoal tenham interesse ou participação sem autorização da empresa.

Artigo 18° Manter a adimplência em seus negócios pessoais e não discriminar pessoas com quem mantém contato profissional, em função de origem, sexo, religião, cor, classe social, idade ou incapacidade física.

Artigo 19° Agir com honestidade e integridade, de forma responsável e com boa-fé, competência, prudência e diligência.

Artigo 20° Eventuais questões referentes ao Código de Ética serão examinadas por meio de Comitê específico, estando sujeitas a sanções, respeitados os princípios do devido processo legal, contraditório e ampla defesa.

     
 
 
 
> Conheça a Sorocred > Você > Empresas > Lojas > Net Banking