Gerenciamento de Riscos


Descrição da Estrutura de Gerenciamento de Riscos - Sitio Eletrônico da Sorocred
A Sorocred Crédito, Financiamento e Investimento S.A, atendendo às disposições das Resoluções do Conselho Monetário Nacional, implementou estrutura de Gerenciamento de Riscos Operacional, de Mercado, de Crédito, de Liquidez e de Gerenciamento de Capital capacitadas a desenvolverem processos consistentes de identificação e avaliação de riscos e de capital para assegurar uma gestão eficaz de riscos e de capital suficientes para dar suporte a todos os riscos em seus negócios e estabelecer metas de capital que sejam proporcionais ao perfil de risco da instituição, fornecendo assim informações confiáveis às partes interessadas em conformidade com as leis e a regulamentação.

Diretoria
Responsável por representar o Conselho de Administração, pela aprovação e revisão periódica das Políticas de Gerenciamento de Riscos e de Capital e por assegurar que a estrutura está devidamente implementada e é apropriada para suas atividades e condições de mercado, provendo-as com recursos adequados.

Diretores Responsáveis por Gerenciamento de Riscos e de Capital
Diretores indicados para representar a Instituição junto ao Banco Central, responsáveis pelos processos e controles relativos à estrutura, por definir as políticas e objetivos gerais e respaldar o Conselho de Administração com informações relevantes sobre a implementação da estrutura de gerenciamento de riscos e de capital.

Gestores Responsáveis por Gerenciamento de Riscos e de Capital
Colaboradores designados pelos Diretores Responsáveis por implementarem e monitorarem as estruturas de gerenciamento de riscos e de capital e desenvolverem técnicas adequadas para monitoramento e administração dos riscos incorridos pela Instituição.

As estruturas de Gerenciamento de Riscos e de Capital contemplam sistemas gerenciais apropriados para a execução de adequado monitoramento e controle dos riscos e do capital mantido pela instituição, avaliação da necessidade de capital para fazer face aos riscos a que a instituição está sujeita, bem como processo de planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos da instituição.

Os sistemas tecnológicos Risk Driver e For Capital e sistemas internos da instituição mantém mecanismos que permitem a Instituição desenvolver atividades de gerenciamento de riscos e de capital, dentre as quais destacamos:

Identificação e avaliação de riscos e respectivos capitais alocados, das parcelas relacionadas a riscos operacionais, de mercado, de crédito que compõem o PRE e das demais, tais como as referentes aos riscos de Concentração, Liquidez e outros.

• Projeção e elaboração de plano de capital abrangendo o horizonte de três anos.

• Geração de relatórios periódicos sobre a adequada administração dos riscos operacionais, de mercado, de crédito, de liquidez e da adequação de capital;


Assim a Instituição em cumprimento às disposições das Resoluções CMN 3.380/06, 3.464/07, 3.721/09, 3.988/11, 4.090/2012 e Circular Bacen 3.681/2013, adotou estrutura apropriada, politicas, processos, procedimentos e implementou sistemas compatíveis com suas necessidades, com o objetivo de identificar antecipadamente, necessidades futuras de alocação de capital decorrentes de possíveis mudanças nas condições internas da Sorocred e do próprio mercado de atuação.

A Diretoria está plenamente engajada no processo. Definiu e aprovou as políticas de gerenciamento de riscos e de capital e disponibilizou adequados recursos humanos e tecnológicos. É responsável pelas informações e promoveu ampla divulgação aos clientes, colaboradores e demais partes interessadas em seu sitio na rede mundial de computadores, disponíveis a todos os interessados.

     
 
 
 
> Conheça a Sorocred > Você > Empresas > Lojas > Net Banking